quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Minha Primeira Telefonia

No meu Livro “Memórias de Um Passado Recente”, publicado em Abr2003, escrevi:
“……. As primeiras emissões radiotelefónicas regulares em Portugal foram feitas em Lisboa, em 1925, pela estação amadora CT1AA, que se manteve no ar durante alguns anos até ao aparecimento da rádio oficial.
A rádio particular nasce em Fevereiro de 1931, com as emissões do Rádio Clube Português mas só dois anos mais tarde, surge a Rádio Oficial que, em 1936 consegue autorização para a emissão de publicidade.
A Emissora Nacional foi constituída oficialmente em 1940. ………”

-
Na década de “50”, ter uma telefonia portátil era quase tão difícil como possuir um telemóvel no princípio dos anos “80”.
Comprei a minha primeira telefonia (que ainda possuo), da marca Hitachi, made in Tokyo - Japan, nº. 522022, no ano de 1962, em Angola, mais precisamente na Vila Teixeira de Sousa (hoje Luau). Apesar de ter mais de 46 anos de fabrico, encontra-se, ainda hoje, em perfeito estado de conservação e de funcionamento. Pouco tempo depois de ter adquirido a telefonia, e para efeitos de tirar dela o máximo rendimento na Onda Curta (HF), comprei uma antena horizontal com cerca de 50 metros que me permitia receber com perceptibilidade/intensidade o sinal das estações difusoras de Onda Curta, nomeadamente de Lisboa, bem como ainda das Rádios Locais de Angola, além de outras. Também era através do meu Hitachi que recebia em morse (CW) o chamado “Noticiário da Press Lusitânia para o Império Português”, noticiário diário transmitido a partir de Lisboa, na frequência de 9 462? Khz, a uma velocidade que se enquadrava mais ou menos entre os 90 a 100 caracteres por minuto.
Nesse tempo, ter o prazer de receber a “informação noticiosa” directamente de Lisboa através de um pequeno rádio era fantástico, motivo por que guardo a minha primeira telefonia como se de uma relíquia se tratasse. O meu Hitachi, é para mim um objecto precioso, de valor estimativo, principalmente porque me manteve actualizado, a partir do momento que o adquiri, quando me encontrava naquelas terras do “fim do mundo” do Leste de Angola (Lumbala-Cazombo).
Não obstante se encontrar a caminho do meio século de existência, não está desactualizado em relação aos seus congéneres actuais, pois ostenta um design distinto que combina na perfeição com os seus parceiros actuais.
Trata-se da telefonia que está na foto.

-

Comentários

NOCA disse...
Vê-se que és homem das transmissões.
Vais ao fundo do tema.
Este rádio em que ouvíamos o Rádio Club de Moçambique, comprei-o ao "Castiço" por 2.500$00.
Para dizer a verdade já não me recordo bem quem era nem como era o Castiço, mas é assim que reza a minha agenda. O rádio tinha o nº. de referência PL 59122 e acompanhou-me para o Alto Zambeze, tendo-me desfeito dele no final da comissão, já não sei como, mas julgo que o vendi ainda com lucro".

8 de Novembro de 2008 6:38

-

Filipe disse...
"Gostaria de saber se alguém conhece ou tem os contactos de pessoal da 115, 1º. pelotão.
Queria rever o camarada José Batista Pires Isqueiro.
Grato pela atenção!
Domingos Ferreira"

9 de Novembro de 2008 13:28


-

NOCA disse...
"Olá Filipe", aliás, Domingos Martins Ferreira!
Sobre o teu amigo José Pires Batista Isqueiro, apenas tenho indicação que mora ou morou na Rua Duarte Melo 6, R/C Esq. Feijó,
Cova da Piedade, 2810-054 ALMADA.
Não tenho telefone.
Podes visitar e comentar o blog:
http://noca-wwwcc115.blogspot.com
Aí te daremos mais notícias.
Um abraço do
NOCA"
-


3 comentários:

NOCA disse...

Vê-se que és homem das transmissões.
Vais ao fundo do tema.
Este rádio em que ouvíamos o Rádio Club de Moçambique, comprei-o ao "Castiço" por 2.500$00. Para dizer a verdade já não me recordo bem quem era nem como era o Castiço, mas é assim que reza a minha agenda. O rádio tinha o nº de referência PL 59122 e acompanhou-me para o Alto Zambeze, tendo-me desfeito dele no final da comissão, já não sei como, mas julgo que o vendi ainda com lucro.

Filipe disse...

Gostaria de saber se alguém conhece ou tem os contactos de pessoal da 115, 1º pelotão.
Queria rever o camarada José Baptista Pires Isqueiro.
Grato pela atenção!
Domingos Ferreira

NOCA disse...

Olá "filipe", aliás,Domingos Martins Ferreira!
Sobre o teu amigo José Pires Batista Isqueiro, apenas tenho indicação que mora ou morou na Rua Duarte Melo 6, R/C Esq. FEIJÓ,
Cova da Piedade, 2810-054 ALMADA.
Não tenho telefone.
Podes visitar e comentar o blog:
http://noca-wwwcc115.blogspot.com
Aí te daremos mais notícias.
Um abraço do
Noca