quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O espírito de camaradagem da CC 115



















Foto do Comandante do 1º. Pelotão da CC 115 - Alferes Miliciano Gualter Leite Freitas



O espírito de camaradagem que existiu entre oficiais, sargentos e praças da CC 115, a meu ver, foi sempre uma realidade, por ter sido bem aceite o modelo de "disciplina consentida" e não "disciplina imposta", onde os princípios fundamentais da disciplina nunca foram postos em causa.

O lema da camaradagem é unidade e unidade é sintonia de vida. A dedicação entre uns e outros fazem nascer, naturalmente, sentimentos de solidariedade e de simpatia úteis à tarefa comum. As insígnias do posto e uniforme, têm por efeito significar publicamente que todos são dignos da função que desempenham, que o seu valor é sólido e deve ser incontestado.

A permuta de fotografias, no último semestre da campanha da "115", confirma o elevado espírito de camaradagem. Por tal facto, as fotos dos velhos companheiros guardámo-las em local seguro e livre dos bolores do esquecimento e acreditamos que elas nos transmitem histórias incontáveis, únicas e simplesmente especiais, tanto assim que, durante os habituais encontros de confraternização, quase sem darmos por isso, lá estamos a mostrar mais uma ou outra fotografia, a preto e branco, ou o velho álbum, que ajuda a recriar o percurso das nossas vidas.

Sabemos de antemão que as "histórias" contadas durante os eventos, correm naturalmente o risco de se esvaírem no tempo e no esquecimento. Todavia fazem parte de um passado!


Sem comentários: