Abr1961 − O que os Órgãos de Comunicação Social normalmente noticiavam:
“Os guerrilheiros da UPA, chefiados por Holden Roberto, que em 15 de Março de 1961, iniciaram as suas hostilidades e que sempre reclamaram a vitória da barbárie, actuavam aos gritos de UPA, UPA, mata, mata. Com catanas e canhangulos que carregavam à base de fósforos que adquiriam em grandes quantidades, desfaziam, misturavam com pólvora, enchiam os pipos dos próprios canhangulos e progrediam numa acção devastadora e a uma velocidade vertiginosa.
Neste cenário cruel, apareceram homens degolados, cabeças espetadas em estacas, mulheres esventradas com paus aguçados cravados no sexo e crianças esquartejadas ainda nos berços.
Em pouco tempo a UPA ocupa a grande parte do Norte de Angola sem a protecção da tropa local. O rasto de sangue estendia-se quase até Luanda.
Em Nambuangongo não sobreviveu ninguém e aquela zona foi passada a pente fino pela guerrilha.
Em Luanda, foram dados os primeiros passos no sentido de fazer face ao que se estava a passar, procedera-se à formação de alguns grupos de civis que se juntaram aos cerca de 1 500 efectivos militares mal preparados, para ajudar na defesa das fazendas e das vilas cercadas pelos rebeldes e na procura de sobreviventes.
Pelas picadas assistia-se a cenários de terror, de destruição de roças e de assassinatos de cerca de dois milhares de colonos.”
∞
Perante este espectro de guerra e, ainda no último terço do mês de Abril, quando os soldados idos da Metrópole desembarcaram em Luanda, ainda havia vilas inteiras cercadas e já quase sem abastecimentos. Eram os civis que faziam a sua auto defesa. Quando o exército começou a avançar, para reocupar as zonas ocupadas, a frente era tão grande que não sabia para onde se virar; em Nambuangongo o exército só desocupou aquela área passados quase 6 meses.
Por cá contavam-nos histórias horripilantes do que estava a acontecer no Norte de Angola.
1 comentário:
ESTA FALTANDO A FUNDAÇÃO DO PARTIDO REPUBLICANO NA INGLATERRA.
LÁ SÓ TEM DEMOCRATAS.
Enviar um comentário