quinta-feira, 10 de abril de 2008

No ano de 1961 (cont.)

Ocupação de Nambuangongo (Angola) em 09 de Agosto.

Foi extinto o cargo de Ministro da Presidência e criado o lugar de Secretário de Estado da Presidência do Conselho.

A União Indiana integrou no seu território Dadra e Nagar-Aveli e iniciou preparativos para a invasão dos restantes territórios portugueses.

São utilizados pela 1ª. vez os F-84 baseados em Luanda, no dia 17 de Agosto.

Realiza-se o II Curso Universitário de Férias em Luanda, a cargo da Universidade de Coimbra.

O Decreto-Lei, datado de 06Set61 que revoga o Decreto-Lei de 20-V-54 (No ano de 1954, é publicado o Decreto-Lei 39666 de 20-V, que refere o seguinte: “Divide as populações da Guiné, Angola e Moçambique em três grupos: indígenas, assimilados e brancos. Define indígenas e indica como podem passar a assimilados e a adquirir a cidadania portuguesa”), e estabelece a cidadania a todos os indígenas do ultramar português e a igualdade entre os portugueses da Metrópole e os do Ultramar.

Reunião da UAM-Chefes de Estado, em Tananarive.

Salazar decidiu manter o uso de facilidades nos Açores, aos americanos, sem a renovação formal do acordo das Lajes, o que empurrou os americanos para uma política de moderação em relação a Angola. Assim conseguiram alterar nas moções afro-asiática, “independência” para “autodeterminação”.

Kennedy em audiência ao MNE português, declara que o problema fundamental é o da África, em que os EUA apenas pretendem opor-se a que a mesma caia sob domínio soviético e por isso apoiam a autodeterminação.

Queda do avião C-47 em que morrem 15 militares do Exército e da Força Aérea, entre os quais o General Silva Freire, Comandante da RMA. Desastre de Chitado em Angola (10Nov).

Tchombé encarregado de formar governo em Leopoldeville.

EUA opõe-se ao uso da força para anexação de territórios e simultaneamente defendem a autodeterminação.

Às 23h15 de 17 de Dezembro, 08h30 hora de Lisboa, a União Indiana iniciou um poderoso ataque militar contra Goa, Damão e Diu. Rendição em 19 de Dezembro.

A solicitação de Portugal foi convocado o Conselho de Segurança por causa da invasão de Goa, o Conselho condenou a União Indiana, mas a União Soviética apôs o seu veto.

É fundada em Marrocos a CONCP – Conselho das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas – na reunião de dirigentes dos partidos existentes em todo o Ultramar português, com alguns metropolitanos fugidos para o Norte de África por motivos políticos e ainda membros do Partido Comunista Português, que procura logo, em relação a Moçambique, fundir num só partido os 3 movimentos existentes MANU, UNAMI e UDENAMO.

O C. F. de Moçâmedes, iniciado em 1905, chega a Serpa Pinto (765 Km).

Sem comentários: