quarta-feira, 9 de abril de 2008

Luanda

Na noite de 08Jun, o “Niassa” entrou na Baía de Luanda (Porém já onze sóis eram passados …), ficando ao largo; na madrugada de 09 o navio acostou e efectuou-se o desembarque, tendo o Comandante da Região Militar de Angola passado revista à formatura das tropas, iniciando-se de seguida o desfile pela inesquecível “Marginal”, onde a população local se concentrara e prestado uma recepção bastante calorosa às tropas recém-chegadas. De seguida o Batalhão seguiu rumo ao Liceu Feminino (Guiomar de Lencastre) onde ficou instalado.
_
Curiosidade
" Angola:
O nome "Angola" tem raiz no termo "Ngola" que era título de um dos potentados Ambundos que existia no Antigo Reino do Ndongo, entre o Anzele, Ambaca e Pungo Andongo ( nas actuais províncias do Bengo, Kwanza Norte, Kwanza Sul e Malange) no tempo do início da expansão da influência dos portugueses sobre o Antigo Reino de Ndongo, na segunda metade do século XVI.
O termo "Ngola" tem por sua vez raiz no termo "Ngolo", o que em quimbundo (língua do povo Ambundo) significa "força", de acordo com o "Ensaio de Diccionário Kinbundu - Portuguez", preparado por Joaquim Dias Cordeiro da Matta, publicado em Lisboa no ano de 1893. O mesmo termo em quicongo significa "rigor, força, fortaleza, ou robustez". Os Portugueses depreenderam assim que o Ngola era aquele que tinha força, aquele que era poderoso.
-
Luanda:
Escrito com "o" Loanda
Com a reconquista de Angola e a expulsão dos Holandeses de Angola em 1648 pela esquadra luso-brasileira sob o comando de Salvador Correia de Sá e Benevides, o nome da cidade foi mudado para "S. Paulo da Assumpção de Loanda", porque o antigo nome de Loanda tinha muita parecença com "Holanda", e em memória de Nossa Senhora da Assunção, em cujo dia (15 de Agosto de 1648) se restaurou o domínio Português sobre a colónia de Angola, é hoje feriado municipal.
Só em Abril de 1927 é que "Loanda" passou a "Luanda".
(Do Blog de Helder Ponte "Xinguila", conceituado historiador, natural de Angola, a residir no Canadá) "

Sem comentários: