terça-feira, 8 de abril de 2008

Uniforme

Muito embora se diga que o uniforme tem uma só forma, que não muda, que é sempre igual, não é assim. O modelo ou padrão de um uniforme, não fica parado no tempo. Evolui e passa naturalmente por uma sucessão gradual de transformações.
Exército Português
Nos primeiros séculos de independência o Exército não tinha carácter permanente. Só em 1618 é criado o primeiro exército permanente.
As Forças Armadas têm sofrido várias reformas na sua organização dado os diferentes cenários de paz ou guerra, ou ainda de acordo com os regimes que têm governado o país.
No Exército:
Os uniformes do Exército remontam ao século XVII, havendo notícia de que as fardas do "Terço do Regimento da Junta do Comércio de Lisboa", já contituiam um tipo específico de Uniforme embora não regulamentado. No entanto, apenas em 1761, D. José I, por Decreto de 27 de Abril, aprova os distintivos a usar pelo Exército e em 1764, por Alvará de 24 de Março, aprova, por proposta do Conde de Schaumbourg Lippe, os Uniformes para o seu Regimento nº. 1. Tal alvará não constituía um Plano de Uniforme mas actuava como tal dando a necessária uniformidade e legalidade ao fardamento a utilizar pelo Exército Português (Pagela nº. 280 dos CTT de 23-1-1985).
Na Marinha:
As primeiras referências reportam-se ao século XVII e dizem respeito aos uniformes do "Terço da Armada Real do Mar Oceano". Em 1982/83, foi dado ênfase às comemorações dos duzentos anos da criação da Companhia dos Guarda-Marinhas e da sua Real Academia (Pagela nº. 244, dos CTT de 23-2-1983).
Na Força Aérea:
Os uniformes da Força Aérea são muito recentes, pois só em 1952 foi promulgada a sua organização como ramo independente das Forças Armadas (Pagela nº. 263, dos CTT de 15-2-1984).

No ano de 1961, o tipo de fardamento que então se usava no Exército era aquele a que se refere a foto anterior, tirada junto do quartel do Batalhão de Transmissões 3 – Tancos, no dia 27 de Fevereiro, desse mesmo ano. A tropa usava polainitos – uma espécie de polaina curta que cobria a região do tornozelo e o peito do pé.

Sem comentários: