Este Grande Rio do Sul nasce na Lagoa de Ruidera, no interior de Espanha e tem 820 Km de curso, dos quais 220 em Portugal. Após chegar a Mértola, passa a ser navegável por 72 Km entre Mértola e Vila Real de Santo António.
O Guia de Portugal publica (1927) que, embarcava-se em Mértola numa das carreiras diárias de vapor que alcançava o Pomarão, entre 1 de Julho e 31 de Outubro (no resto do ano descia-se o rio apenas duas vezes por semana); a partir do porto privativo da mina (S. Domingos), embarcava-se para Vila Real de Santo António. Acrescenta o Guia “São frequentes os vapores que descem o Guadiana e raros os dias em que se não efectua alguma carreira entre o Pomarão e Vila Real”.
De referir que, dada a inexistência de uma ponte em Mértola, a travessia do rio, até ao mês de Fevereiro de 1955, era feita numa ponte-barca, de idade e características medievais, que através de roldanas deslizava sobre duas grossas correntes de ferro estacadas nas rochas existentes em ambas as margens do rio; transportava passageiros, carroças puxados por animais de tiro e outros veículos, de um para o outro lado, até ao dia em que, durante o transporte de um camião pertencente a um comerciante local, sofreu um acidente, afundando-se no rio.
A construção da actual ponte sobre o rio só então se iniciou, tendo sido inaugurada no ano de 1961.
O Guia de Portugal publica (1927) que, embarcava-se em Mértola numa das carreiras diárias de vapor que alcançava o Pomarão, entre 1 de Julho e 31 de Outubro (no resto do ano descia-se o rio apenas duas vezes por semana); a partir do porto privativo da mina (S. Domingos), embarcava-se para Vila Real de Santo António. Acrescenta o Guia “São frequentes os vapores que descem o Guadiana e raros os dias em que se não efectua alguma carreira entre o Pomarão e Vila Real”.
De referir que, dada a inexistência de uma ponte em Mértola, a travessia do rio, até ao mês de Fevereiro de 1955, era feita numa ponte-barca, de idade e características medievais, que através de roldanas deslizava sobre duas grossas correntes de ferro estacadas nas rochas existentes em ambas as margens do rio; transportava passageiros, carroças puxados por animais de tiro e outros veículos, de um para o outro lado, até ao dia em que, durante o transporte de um camião pertencente a um comerciante local, sofreu um acidente, afundando-se no rio.
A construção da actual ponte sobre o rio só então se iniciou, tendo sido inaugurada no ano de 1961.
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