quarta-feira, 9 de abril de 2008

Anos "60/70" - Anos de Guerra



Alguém disse:
“Não éramos nós que mandávamos nas nossas vidas.
A nossa presença em … África, era marcada por razões políticas que nos ultrapassavam. Acabavam os dois anos e … fomos embora”


A expressão "Império Colonial Português" fazia-se ensinar nas escolas que era o terceiro Império do Mundo, logo depois do Império inglês e do francês.
A colonização era considerada no ideário da antiga Sociedade das Nações, devendo as nações mais civilizadas difundir "os benefícios da civilização", sobre as nações menos desenvolvidas, filosofia que só deixou de ser defendida depois da Segunda Guerra MUndial.
-

Muito antes, alguém, em jeito de discurso, decretou:
“Para Angola rapidamente e em força!”



Lisboa → Évora → Tancos → Lisboa → Mafra ….. a caminho de Angola

Mafra – Monumento Nacional. O Palácio foi construído durante o reinado de D. João V.
“Mafra levou treze anos a fazer:
A média dos operários empregados em cada dia na construção da obra monta a 20000.
Para cortar a montanha que fica a sul do edifício davam-se, diariamente, 1000 tiros e gastavam-se 4000 quilos de pólvora.
O edifício tem 45000 portas e janelas, 880 salas, 2 torres de 68 metros de altura e 144 sinos, 1 zimbório e 2 torreões tão vastos que no andar de qualquer deles se aloja a família real quando vai caçar a Mafra.
As cozinhas compõem-se de sete grandes casas, a das hortaliças, a dos peixes, a da pastelaria, etc.
Na cozinha grande, forrada de azulejos, cercada de torneiras de bronze, há duas enormes chaminés destinadas a mover os caldeirões em cada um dos quais se podia cozer um boi.”
Ramalho Ortigão
História de Portugal – José Hermano Saraiva
-
Desde 1834, data em que foram extintas as ordens religiosas em Portugal, ao Palácio tem-lhe sido dadas diversas aplicações.
Actualmente, ao que julgo saber, a parte do convento outrora destinada aos aposentos do rei, serve de Museu; na antiga sala dos Actores Escolares, funciona o Tribunal de Justiça da comarca; a Casa do Capítulo é aproveitada para sala de esgrima da Escola Prática de Infantaria, e noutras dependências do convento estão alojadas tropas.

Sem comentários: