quinta-feira, 3 de abril de 2008

Apresentação

Sou natural do concelho de Mértola e lá vivi, no seio de uma família de agricultores até aos 20 anos de idade. Os meus progenitores trabalhavam como caseiros de uma grande herdade (latifúndio), caracterizada pelas culturas de sequeiro em regime extensivo, tendo como culturas predominantes os cereais, com relevo para o trigo.
Na árvore genealógica da minha família (tetravós, trisavós, bisavós, avós e pais – século XVIII a século XX) consta que todos eram naturais do concelho de Mértola. Que ali nasceram, viveram e morreram.

Esconder as origens? Nunca!



Relatar neste Blog alguns episódios, histórias e publicar uma ou outra imagem das memórias que não esquecem e que é importante não deixar esquecer, é a principal razão que me leva a fazê-lo, a fim de manter o cérebro em constante movimento; todavia advirto que não sou detentor de dotes literários.
Peço antecipadamente desculpa pelos erros e omissões que o leitor encontrar e apelo à sua crítica construtiva.

Antes de me debruçar propriamente sobre o tema “A Minha Tropa”, irei falar um pouco sobre o concelho que me viu nascer. Trata-se da bonita e branca Mértola que tem um grande interesse histórico. O concelho tem uma área de 1279 Km2, estando limitado a Norte pelos concelhos de Beja e Serpa, a Sul pelo concelho de Alcoutim, a Este pela fronteira com Espanha e a Oeste pelos concelhos de Almodôvar e Castro Verde.

Sem comentários: